quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Uma história sobre o sofrimento

Certa vez uma menina jovem deu a luz a seu primeiro filho, mas ele veio a falecer.
Então ela foi encontrar o Buda para lhe pedir que trouxesse seu filho de volta pois ela estava sofrendo muito com a sua perda. E Buda lhe disse:
- Eu trago seu filho de volta se vc me trouxer um pedaço de linho, mas com uma condição: que seja de uma casa onde nunca tenha havido lágrimas, dor e sofrimento.
E a moça foi em busca do pedaço de linho. Ao chegar na primeira casa, bateu a porta. Uma senhora atendeu e ela perguntou se a senhora tinha um pedaço de linho. A senhora respondeu que sim, mas antes que fosse pegar a menina indagou:
- Espere, nesta casa houveram lágrimas de dor ou sofrimento?
E a senhora respondeu:
- Sim minha querida, com certeza...
E assim a moça foi percorrendo casa por casa, até passar por todas as casas do vilarejo e obter sempre a mesma resposta.
Retornou ao encontro com Buda e ele perguntou:
- Então minha filha, encontrastes o pedaço de linho?
A moça respondeu:
- Encontrei sim Buda. Porém, não consegui encontrá-lo em uma casa onde não tivesse havido lágrimas, dores e sofrimentos...
Então Buda lhe disse:
- Pois é minha querida, como podes ver em todas as casa houve lágrimas, dor e sofrimento. Então você acha que seria justo ser a única a ter suas lágrimas, suas dores e sofrimentos poupados, se todos sem exceção o possuem? Tenha resignação minha filha.

Nenhum comentário: